sábado, 11 de setembro de 2010

Impressionismo - pt.2


Principais artistas:
Claude Monet  - incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade. 
Auguste Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas
(texto retirado do site http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html)
Escultura:
A escultura impressionista chegou bem perto da pintura, apesar de muitos estudiosos da arte terem o costume de afirmar que o Impressionismo não revitalizou a escultura. Tal afirmação é errônea, pois desde Bernini não aparecia um notável escultor como Auguste Rodin, que iria fazer um projeto ambicioso chamado As Portas do Inferno, inspirado no inferno de Dante Alighieri, e tem como principais obras O pensador e O beijo. Destaca-se como a sua mais ousada criação O monumento a Balzac, de aparência fantasmagórica, feita em gesso, com quase 3 metros de altura.
(texto retirado da apostila do colégio objetivo 3º bimestre)


Feito por Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário