segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Neoclassicismo


Introdução
Movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX, o Neoclassicismo Teve como base os ideais do Iluminismo, contrapondo  a pureza e o equilíbrio do ideal clássico. A cultura romana e sobre tudo, a grega foram retomadas por modelo, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
O Neoclassicismo expandiu-se a partir da Itália no século XVIII, passando para a França e para outros países europeus, incluindo a Rússia. Na França, o movimento teve início primeiro com a Revolução Francesa, ansiosa por abater a própria arte da Monarquia de Luís XVI, depois com Napoleão, que no Neoclassicismo esperou reencontrar as riquezas doAntigo Império, assim tomando o nome de “estilo império”, que se manteve até meados do séculoXIX.
  
Pintura
A pintura neoclássica é uma pintura descritiva de forte realismo, onde o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor. As cenas vivem da composição formal, são harmoniosas, os elementos possuem contornos bem definidos e são dispostos em planos ortogonais equilibrados. De um modo geral as figuras assumem uma postura rígida, onde a luz artificial direcionada (em foco) ajuda à criação de um ambiente teatral, resultando numa imagem sólida e monumental. Esta frieza, conseguida pelo artificialismo da composição, distancia o observador, tornando a pintura numa imagem simbólica.

Principais Pintores:
Jacques-Louis David (1748-1825) nascido em Paris. Artista acadêmico que pintou a Revolução Francesa. Afastando-se dos Clássicos, envolveu-se na atmosfera de seu tempo e levou-a para seus Quadros. Tornou-se amigo próximo de Napoleão Bonaparte o que lhe acarretou problemas que o afastaram da França. 

Jean-Auguste Dominique Ingres (1780-1867) nascido em Montauban, sudoeste da França. Expoente do Neoclassicismo françês, retratista conceituado, pintor de belos e sensuais nus, explorou temas mitológicos e apreendeu de David o neoclassicismo. Ganhador de vários prêmios acabou por tornar-se professor na Escola de Belas Artes. Seus desenhos têm traços clássicos e originais ao mesmo tempo.
 
Escultura
A escultura neoclássica inspirou-se na antiga tradição greco-romana, adotando princípios de ordem, clareza, austeridade, equilíbrio e propósito, com um fundo moralizante. Em linhas gerais buscou-se evitar o extremo contorcionismo da estatuária barroca e predominaram as formas mais naturalistas, e o colorido de superfície foi praticamente abandonado de todo em favor da exposição completa do material constituinte da obra.
A temática privilegiou a história e mitologia greco-romanas, com muitos elementos alegóricos e grande ênfase no nu, e a retratística enalteceu os homens públicos meritórios. As obras mostravam em geral alto nível de equilíbrio formal, com uma expressividade circunspecta e raros momentos de drama. Ao reproduzir o objeto real com perfeição, o retrato foi o melhor campo para a escultura neoclássica

Arquitetura
Arquitetura neoclássica aconteceu por volta de 1750, em meio à  transformações sociais ocorridas com o iluminismo, com a revolução francesa, entre outras que garantiram novos ideais da época como a retomada a equilibrada e democrática antiguidade clássica tiveram início na França e na Inglaterra sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830. 
Inspirado nas formas greco-romanas renunciou às formas do barroco (que não tinha tido grande repercussão na França e na Inglaterra)  revivendo os princípios estéticos da antiguidade clássica.

Feito por Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário